Popularmente os termos diamante e brilhante são utilizados como sinônimos, mas isso não é algo totalmente correto, você sabe porque?
Sendo considerado uma das mais valiosas pedras preciosas, o diamante, também chamado de gema, é uma pedra preciosa formada por átomos de carbono em condições de cristalização. Pode ser encontrado em toda superfície da Terra e possui alto valor de mercado.
O diamante possui algumas características específicas que podem ajudar a identificar esta pedra preciosa:
É uma das mais duras e resistentes pedras preciosas;
Quando está sob luz solar reflete as cores que formam o arco-íris: amarelo, laranja, vermelho, azul, verde, anil e violeta;
É a pedra preciosa mais brilhante;
Não é arranhada por nenhum outro material, somente por outro diamante;
São condutores naturais de eletricidade;
Alguns tipos de diamante possuem a característica de refletir sob luz negra
O valor de mercado de um diamante é definido a partir da análise das seguintes características: nível de pureza, peso, tipo de corte e cor.
O método de avaliação dos diamantes é chamado de 4 C’s:
Color (cor)
Carat (peso)
Clarity (pureza)
Cut (corte)
Quanto mais rara for a cor da pedra, mais valioso será o diamante. Os diamantes sem cor são os mais facilmente encontrados na natureza. Já os diamantes em tons avermelhados são os mais raros.
O corte do diamante é maneira como foi feita a lapidação da pedra. A lapidação traz brilho à pedra, aumentando a característica de reflexão das cores que compõem o arco-íris. Quanto melhor for o trabalho de lapidação, mais valor o diamante terá.
Para verificar a qualidade da lapidação do diamante são analisados dois critérios: a simetria das proporções da pedra e o acabamento do trabalho. Quanto mais simétrico e bem-acabado for o diamante, maior será o seu preço no mercado de pedras preciosas.
Diamante” é o nome dado à pedra preciosa, enquanto que “Brilhante” é somente um dos tipos de lapidação do diamante.
A lapidação brilhante tem formato redondo em sua parte superior e possui 58 facetas. São justamente essas facetas que acentuam o brilho e a beleza do diamante. Essa lapidação ficou muito famosa por ser um dos tipos de corte que mais valoriza a pedra! Um outro erro bastante comum é achar que qualquer diamante de formato arredondado seja um brilhante. Existem diamantes redondos que tem bem menos facetas e isso resulta em diamantes com brilho bem reduzido. Esse é o caso da lapidação popularmente conhecida como 8/8 (oito oito).
“ Por isso, podemos dizer que todo brilhante é um diamante, mas nem todo diamante é um brilhante...”
O diamante pode ter vários outros tipos de lapidação: navete, gota, princess, oval, coração, etc.
Em inglês, o quilate, como unidade de peso, é chamado de carat. Com essa informação, fica mais fácil para nós brasileiros associarmos a abreviatura ct ao quilate.
Um quilate equivale a 200 miligramas ou 0,2 gramas (1ct = 0,2g).
Além disso, é importante saber que, no mercado de diamantes, principalmente, o termo “ponto” é muito utilizado. 1 quilate equivale a 100 pontos (1ct = 100 pontos ou 1 ponto = 0,01 ct).
Comments